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Troca resistência de chuveiro
02 out, 2019 - Instruções

O chuveiro não esquenta ou parou de funcionar?

Seu chuveiro elétrico parou de funcionar, os principais motivos são problemas na rede elétrica ou resistência queimada. Para o primeiro caso, será necessário avaliação de um eletricista ou técnico especializado para verificar o problema e resolver de forma profissional. Para o segundo, você pode resolver sem dificuldades ou riscos à sua segurança. Siga os passos abaixo que são simples e rápidos.

Tenha em mãos

  • Resistência nova (verifique as especificações no manual de instrução do chuveiro, marca e modelo, Voltagem)
  • Escova para limpeza da Câmara (furos por onde sai água)
  • Chave de fenda (para alguns modelos de chuveiro)
  • Lixa pequena
  • Alicate

Como fazer a Instalação

1) Verifique se o chuveiro está realmente queimado, deixando a água cair por alguns segundos. Feche, desligue o disjuntor e ligue novamente. Repita o processo e cheque se a água está esquentando. Esse procedimento é realizado porque, em alguns momentos, a água não enche o compartimento do chuveiro e o diafragma – responsável pelo apoio aos pontos elétricos e acionamento da corrente elétrica – não sobe, impedindo que os pontos toquem a parte superior do chuveiro, que é conectada à rede de energia.

2) Use calçados com solado de borracha para prevenir choques elétricos, enquanto estiver realizando o reparo, isolando dessa forma o corpo em relação ao solo. Desligue o disjuntor geral.

3) Desmonte o chuveiro, desenroscando o espalhador e retirando a tampa. Alguns chuveiros podem exigir o uso da chave de fenda nessa fase. Executar com muito cuidado para não danificar a borracha que fica entre a câmara e a tampa, pois ela serve para garantir o fechamento sem que haja risco de vazamento.

4) Antes de colocar a nova resistência, faça a limpeza do espalhador, utilizando uma escova com cerdas firmes, e a lixa para limpeza dos contatos. Caso hajam orifícios entupidos, desobstrua-os com um alfinete.

5) Verifique a posição da resistência queimada. A nova resistência deve ser colocada na mesma posição. Note que ela possui uma parte maior e uma menor. Isso significa que há uma forma específica de ser aplicada nos contatos. Pode-se notar um trecho maior entre contatos, onde será aplicada a parte maior da resistência, e um menor, onde será aplicada a parte menor correspondente.

6) Remova a resistência queimada com o alicate e encaixe a nova nas extremidades dos contatos e na canaleta (ou guia).

7) Remonte o chuveiro com a câmara, tampa e espalhador.

8) Importante, antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água escoar por alguns segundos (como no processo feito inicialmente para verificar se o chuveiro estava queimado). Isso faz com que o ar seja retirado da câmara e esta, por sua vez, seja preenchida com água. Esse procedimento é importante para evitar que a nova resistência também venha a queimar. Após o enchimento da câmara, ligue a chave geral e movimente a chave do chuveiro para a posição inverno. Verifique o aquecimento da água.

Dica após o reparo

- A chave inverno/verão é responsável por regular o trecho da resistência que será percorrido pela corrente elétrica. Na posição verão toda a resistência é ativada, permitindo assim mais espaço para a circulação dos elétrons, esquentando menos a resistência, na posição inverno apenas parte dela é ativada, permitindo menos espaço para os elétrons percorrerem, fazendo com que se choquem mais uns aos outros, deixando a resistência mais quente, elevando a temperatura da água.

- Ao manipular qualquer componente elétrico, não o faça com a palma da mão. Utilize, no primeiro momento, apenas as costas da mão, pois se estiver com a mão aberta sobre o componente energizado, os músculos contrairão, fazendo com que os dedos agarrem à peça.

- Ao recolocar o chuveiro no cano, vede-o com fita veda rosca a fim de evitar vazamentos.- O fio terra, presente nos chuveiros elétricos, é de cor verde ou verde/amarelo, e deve ser cuidadosamente manipulado e recolocado na mesma posição, pois é ele quem atenua o risco de choque elétrico.